Idade Média

Síntese

O que chamamos de Idade Média é o período compreendido entre a deposição do último soberano do Império Romano do Ocidente, Rômulo Augusto (476, século V), até a conquista da cidade de Constantinopla, pelos turcos (1453, século XV), pondo fim ao Império Bizantino. Esse período, pelas inúmeras invasões territoriais, frequentes guerras e ampla intervenção da Igreja ficou conhecido pelos renascentistas, no século XVI, como a “Idade das Trevas”. No século XVI, alguns pensadores teorizaram a Idade Média como um período decadente. Uma fase da História em que, por conta da interferência religiosa, a ignorância predominou. No século seguinte a Idade Média começou a ter seu valor reconhecido.

Vestuário

Clero - O Clero vestia vestidos escuros e compridos de lã, com capas. Alguns andavam descalços, outros calçados com sapatos de couro e possuíam terços e adereços da religião Católica.


Nobreza - As rainhas usavam magníficos vestidos, muitos deles bordados a ouro e pedras preciosas. 
Os reis também se vestiam luxuosamente pois a riqueza dos trajes era uma das formas utilizadas pelos monarcas para cultivarem a obediência dos seus súditos. 

Povo - Esta classe social vestia-se com trajes práticos, já que a sua função era o trabalho pesado e o comércio.

Mobiliário

A vida na Idade Média era instável, pois mudavam-se com frequência. Por este motivo, os camponeses possuíam poucos móveis. A nobreza levava uma vida que consideraríamos pouco amena pelos padrões modernos. Os reis e os grandes barões deslocavam-se constantemente de residência em residência, o que significava que a maior parte das peças de mobiliário tinham de ser facilmente transportáveis.




Música
  • Gênero Musical
Com o Canto Gregoriano assistimos ao fim da música como forma primitiva, ou seja utilizada apenas em rituais e comunicação, passando a ser mais elaborada e intelectual.
  • Principais Músicos e Obras Musicais
Dentre os principais pintores de afrescos estão Fra Angelico e Giotto. 
Sua obra “Etimologias” foi utilizada ao longo de toda a Idade Média 


Literatura 

Durante a Idade Média, a produção literária esteve claramente vinculada aos processos de ordem política e social da época. Uma das principais características da literatura na Idade Média é a importância dada aos temas religiosos. Os textos e livros eram escritos principalmente por monges e integrantes do alto clero (bispos, arcebispos, papa). Como a grande parte da população medieval      não sabiam ler, muitos dos convertidos tinham acesso às narrativas bíblicas e hagiográficas por meio de imagens que buscavam estruturar uma narrativa.

Principais Obras
Cavaleiro Medieval 
Autor: Paola Souza
Época: Entre os séculos X e XV
A pintura retrata um cavaleiro medieval, que era a pessoa que protegia o feudo e conquistava novas terras e riquezas.


Nobreza
Autor: Grupo
Época: Entre os séculos V e XV
A pintura retrata o Rei e a Rainha (nobreza),  que na época, eram soberanos e representavam Deus, perante seus súditos.




Catedral de Notre-Dame
Autor: Ana Beatriz Camarinha
Época: Século XII
A pintura retrata a Catedral de Notre-Dame, uma das mais antigas catedrais francesas, em estilo gótico.

Fotos do grupo na apresentação




Componentes do grupo

Ana Beatriz Camarinha, Ana Carolina Camarinha, Nicole Vasconcelos, Paola Souza, Thais Avila e
Vitória Camile

9 comentários: