Arte Africana e Pré-Colombiana


  Arte educação 


Introdução :

A arte africana é um reflexo fiel das ricas histórias,mitos , crenças e filosofia dos habitantes deste enorme continente. A riqueza desta arte tem fornecido matéria-prima e inspiração para vários movimentos artísticos contemporâneos da América e da Europa. Artistas do século XX admiraram a importância da abstração e do naturalismo na arte africana. 
A história da arte africana remonta o período pré-histórico. As formas artísticas mais antigas são as pinturas e gravações em pedra de Tassili e Ennedi, na região do Saara (6000 AC ao século I da nossa era).   


A Arte pré-colombiana é uma designação que compreende todas as manifestações artísticas levadas a cabo pelos povos nativos mesoamericanos, anteriores à conquista da América Latina pelos espanhóis e portugueses.
De autoria anónima, a arte pré-colombiana compreende diversas tipologias, como a arquitetura, a escultura (incluindo relevo e estatuária), a pintura, a joalharia e ourivesaria, a cerâmica e objectos de uso doméstico e ornamentos. Os materiais mais frequentes são a pedra, o tecido, o barro e o metal. Estes povos tinham profundo domínio sobre o metal.
Todas as obras foram feitas por artesãos, cuja função é transpor para estes objectos representações pré-determinadas pelas crenças ou ciências populares. 





Principais Obras :



Tumi - É uma faca cerimonial dos povos pré-colombianos (Moche, Chimu, Inca)
A arte andina Moche faz referência a sacrifícios em várias de suas imagens, utilizando diferentes armas como: garrotes de madera, lanças pontiagudas e, é claro, as facas em forma de meia luna, conhecidas como Tumis.


Macchu Picchu -  Machu Picchu, também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru.



Chinchén Itzá - Chichén Itzá é uma cidade arqueológica maia localizada no estado mexicano de Iucatã que funcionou como centro político e econômico da civilização maia. 




Vestuário Africano:

Os povos do continente africano costumam usar trajes, pinturas corporais, tecidos e adornos, conforme as identidades de seus devidos grupos. Geralmente as pinturas são usadas em cerimônias, para enfeitar o corpo ou para exibir o estilo de sua tribo, todas as pinturas tem um significado diferente.

Vestuário Pré-Colombiano:
O vestuário dos povos Pré-Colombianos,possuía um alto nível de qualidade e beleza,e foram os responsáveis por ter confeccionado tecidos esplêndidos.Para confeccionar  os tecidos era praticado a tecelagem,uma prática muito utilizada pelos povos Pré-Colombianos, como matéria-prima utilizavam o algodão e lã por causa do seu clima frio.

Mobiliário Africano:
Em uma decoração inspirada na cultura africana predominam os tons terrosos do continente, como amarelos, laranjas, ocre, marrom e vermelho. Grafismos em preto e branco também são muito presentes, principalmente em estampas de tecidos e em pinturas.É um estilo alegre, exótico e de muita personalidade.É um estilo alegre, exótico e de muita personalidade. 

Mobiliário Pré-Colombiano:
Os povos Pré-Colombianos , utilizaram, em suas construções, variados materiais e técnicas. A arquitetura Pré-colombiana tem caráter cerimonial, o que proporcionou o surgimento de estruturas religiosas e suntuosas.As grandes plataformas eram feitas de pedras, as paredes, de terra batida e, depois, revestidas por pedra talhada ou argamassa, os tetos tinham forma de falsa abóbada. Os exteriores de palácios e pirâmides apresentavam esculturas em suas decorações. 


Música Africana: 
Uma descrição da música africana é quantidade de variedade de expressões.Existem semelhanças regionais entre grupos desiguais, assim como as tendências que são constantes ao longo do tempo do continente africano.  

Musica Pré-Colombiana: 
É uma mistura de influências africanas, nativas e europeias (especialmente espanholas). Estilos como o bambuco, o vallenato e o porro foram especialmente influentes. Quando a valsa se tornou popular no século XIX, foi inventada uma versão colombiana chamada . Juanes e Shakira são importantes representantes da música colombiana da atualidade, a canção Hip's Don't Lie da Shakira é uma homenagem ao carnaval de Barranquilla


Literatura

Não tem recebido, especialmente nos países de língua portuguesa, a devida atenção, merecida por sua importância cultural. Ela tem se manifestado nos diversos idiomas que configuram a teia linguística do continente africano, dos quais os principais são os de origem francesa, inglesa e portuguesa.

A literatura e textos criados pelos indígenas mesoamericanos são os mais antigos que se conhecem das Américas sobretudo por duas razões: primeiro, o facto de as populações nativas da Mesoamérica terem sido as primeiras a entrar em contacto intensivo com europeus, assegurando assim que muitas amostras de literatura mesoamericana fossem documentadas sob formas duradouras e inteligíveis. Em segundo lugar, a longa tradição da escrita mesoamericana que indubitavelmente contribuiu para que os nativos mesoamericanos adoptassem prontamente o alfabeto latino dos espanhóis, criando muitas obras literárias escritas durante os primeiros séculos a seguir à conquista do México. Este artigo resume o conhecimento actual sobre as literaturas indígenas da Mesoamérica no seu sentido mais amplo e descreve-as segundo o seu conteúdo literário e funções sociais.



Integrantes :


Amanda Sousa


Gabriela Dallecrode


Juliana Penteado


Luiza Lopes


Rebecca Cury

Tamires Muniz 




Nenhum comentário:

Postar um comentário